Apresentação dos grupos de dança com coreografia e figurinos confeccionados pelos próprios alunos, representando cada região do Brasil.
O trabalho realizado pelos professores demonstra que existe ainda profissionais comprometidos com a qualidade de ensino, levando os alunos a ampliar seus conhecimentos e a participação de forma ativa e prazeroza.
Video: Filmado por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Autora: Juliana
Observação: Devido a preservação de imagem das crianças, não postei o video da dança.
sábado, 27 de novembro de 2010
Lendas
Livros de dobraduras confeccionados pelas crianças da 3º série do ciclo II relatando as lendas do folclore brasileiro como : Bumba meu boi, Iara, Boto cor de rosa, entre outros.
Fiquei muito surpreendida pela capacidade das crianças em realizar um trabalho com tantos detalhes e pela força de vontade.
Fotos: Juliana Mantovan Zamboni
Autora: Juliana
Estrada de Ferro - Madeira Mamoré
O Museu reúne os pertences e objetos da Ferrovia do Diabo que foi construída no início do século XX. Constitui-se numa das principais atrações históricas de Rondônia, possuindo várias instalações que podem ser visitadas.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi uma das construções mais difíceis da engenharia mundial, ao lado da construção do Canal do Panamá - marcada pelo alto custo em vidas humanas.
É um verdadeiro marco do ciclo da borracha, onde a extração do látex da seringueira constituía-se em importante produto estratégico da Amazônia - embora seu fato causador tenha sido o acordo Brasil-Bolívia, para a solução da Questão do Acre, que contou com a participação diplomática do Barão do Rio Branco.
Foto: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: http:/ http://www.effm.net/
Palafitas
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: Relato Professora Rita
Chimarrão
Fotos: Tiradas por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimarr%C3%A3o
Teatro de arame
A Ópera de arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. É todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é parcialmente circundada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas.
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale -Areião
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia Livre
Casa de Pedra
Construída em 1878 e transformada em museu em 1974, a casa da Pedra era a residência da familia Lucchese. Em seu interior existem inumeros móveis e objetos de imigrantes Italianos.
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni
Fonte: Depoimento - Professora
Guerra dos Farrapos - Demonstração feita de massinha pelos alunos da 3º série do ciclo II.
Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos foi o mais importante conflito regencial.
Durou 10 anos (1835 – 1845) e a paz só chegou no governo de D. Pedro II.
- Queriam que o governo central aumentasse as taxas alfandegárias sobre o charque (carne-seca), o sebo e o couro;
O charque, além de ser o principal alimento dos escravos e dos pobres, também era o principal produto da economia gaúcha.Os comerciantes do sudeste compravam charque mais barato do Uruguai e da Argentina.
Os uruguaios e argentinos vendiam barato, porque a mercadoria era produzida com mão-de-obra livre. A concorrência não agradava os fazendeiros gaúchos que pagavam maiores impostos do que os estrangeiros.
Por causa dos impostos, a classe dominante do Rio Grande do Sul apoiava os ideais dos federalistas (chamados de farroupilhas) que queriam diminuir o poder do centro e aumentar a autonomia provincial.
Em 1834, nas eleições para assembléia provincial, os federalistas eram a maioria e isso dificultou as relações com o presidente da província (nomeado pelo imperador).
Um grande proprietário chamado Bento Gonçalves, assumiu o comando do exército farroupilha (formado por fazendeiros e peões) e pouco tempo depois ocuparam Porto Alegre iniciando a guerra.
O governo imperial, então, convocou Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) para combater e derrotar os farroupilhas. O Rio Grande do Sul se rendeu; mas,conseguiram que as taxas alfandegárias sobre o charque fossem aumentadas.
Apesar do nome, os farrapos não eram esfarrapados, o movimento, na verdade, foi liderado por fazendeiros criadores de gado bovino.
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes Do Vale - Areião
Fonte: Pesquisa Professora Denise
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes Do Vale - Areião
Fonte: Pesquisa Professora Denise
Minas Gerais
Em minas Gerais, localizam - se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro preto, Tiradentes e Diamantina.
É o maior estado em extensão territorial. Sua capital, Belo Horizonte, é a sexta maior cidade do Brasil, e possui vários pontos turisticos como um deles a Igreja de ouro preto.
Fotos: Tiradas por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espírito Santo
Espírito Santo atria milhares de turistas todos os anos devido a suas praias. É o terceiro estado em extensão territorial, porém, o menor em população e economia. Sua capital é Vitória, mas a cidade mais populosa é vila velha.
O estado demonstra um grande potencial turístico, embora pouco explorado. Conta com a versatilidade de ter o clima de montanhaa menos de duas horas de praia, construções históricas, belezas naturais, construções e até cidades inteiras fundadas por imigrantes italianos e alemães inteiramente preservadas, dentre outras atrações.
Fotos :Tirada Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui diversas atrações, a capital Fluminense é conhecida pela beleza de suas praias e morros além de ser um grande pólo de turismo cultural contemplada por museus, teatros, casas de espetáculos e etc.
O Cristo Redentor eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o morro do pão de açucar com seu famoso teleférico.
Fotos: Tiradas por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia Livre.
Releitura da obra operários de Tarcila do Amaral
Essa obra mostra o interesse de Tarcila em retratar os acontecimentos sociais e mostra pessoas vindas de todos os pontos do Brasil para São Paulo e Rio de Janeiro, como objetivo de trabalhar nas fábricas, que começam a surgir na época.
Os operários são brancos, negros mestiços, japones, homens e mulheres de várias idades, todos com uma fisionomia bastante séria e colocados lado a lado, formando a cena, observe que não há rostos iguais.
Fotos: Tiradas por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: livro - Fazendo Arte com os mestres - Ivete Raffa
Masp
Maquete da avenida Paulista, a capital paulista é o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil com a maior rede hoteleira do país, oferece vários pontos de entretenimento, centros culturais, museus, parques e diversos tipos de arquitetura como o masp, presentes principalmente na região central .
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião.
Autora: Juliana
Colcha de retalho
Colcha de retalho confeccionada pelos alunos do Pet, representando cada quadradinho um fato marcante do nordeste.
Fotos: Tiradas por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Autora: Juliana
Momentos de criação
Confecção própria dos alunos utilizando diferentes materiais espressivos embasando em imagens pesquisadas em internet e real, retratando - se de esculturas de argila e livros de receita da região do nordeste.
Fotos: Tiradas por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Autora: Juliana
Romero Brito
Romero é um pintor e escultor popular brasileiro, suas obras foram reconhecidas por sua cor, contagiando até o exterior.Seu talento começou aos 8 anos pela sua criataividade e imaginação, aos 14 anos fez sua 1º exibição publica e vendeu seu primeiro quadro " Organização dos Estados Americanos ", desde então não parou.Inspirados em suas obras as crianças do Pet, juntamente com seus professores e equipe realizaram algumas de suas releituras.
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni, na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
O rei do cangaço Lampião
Essa imagem é uma releitura realizada pela 2º série do ciclo I, feita de materias reciclado.
Tratando de um personagem real pela qual seu nome é Virgulino Ferreira da Silva conhecido como Lampião
Lampião morava no estado de Pernambuco, vivia com seus pais e seus 8 irmãos, desde criança era um excelente vaqueiro, conduzia tropas de burros para comercializar na região da caatinga, onde reinava a lei do mais forte, os ricos proprietários de terra dominava todo o poder, começando uma rivalidade entre vizinhos por roubar gados um do outro.
Depois de alguns anos Lampião e seus 2 irmãos se tornaram bandidos, assim sendo perseguidos pelas policias , resolveram sair da fazenda onde morava, na fuga sua mãe e seu pai morreram Lampião se revoltou e montou uma quadrilha de 30 a 100 integrantes, roubavam comerciantes e fazendeiros sempre distribuindo o dinheiro para os mais pobres.
Em 1929, conheceu Maria Bonita a linda mulher de um sapateiro chamado José Neném. Ela tinha19 anos e se disse apaixonada pelo cangaceiro há muito tempo, onde deixou seu marido e foi embora com Lampião, passado um tempo Lampião foi caçado e morto na fazenda Angico.
Fotos: Tirada por Juliana Mantovan Zamboni na escola Claudemir Gomes do Vale - Areião
Fonte: Livro - Billy Jaynes Chandler
Assinar:
Postagens (Atom)